Relatos Preciosos do Primeiro Ano da Maternidade
Esse é o relato de primeiro ano da maternidade da mamãe Thais Alduan, ela conta como foi suas experiências cuidando do seu primeiro filho.
ENTREVISTAS


Parte 1 - Primeiros Cuidados e Experiências
Quantas gestações ou filhos você teve? Quais são os nomes deles e quantos anos eles tem hoje?
Tive uma gestação, meu filho se chama Joaquim e ele tem um ano e três meses.
Você lembra como foi a sua gestação? Como foi o sentimento de sentir que seria mãe?
Eu lembro, é engraçado que vamos esquecendo os detalhes e os percursos. Mas eu lembro de ser uma gestação tranquila, emocionalmente tranquila, aos poucos foi caindo a ficha logo que o Joaquim começou a dar os primeiros chutinhos, eu sinto saudades da gestação, da barriga, foi um tempo muito prazeroso. O último mês que senti mais dificuldade, por conta do cansaço e de algumas preocupações, mas foi tudo tranquilo.
Como foi o primeiro ano de vida do seu filho? Sua relação com ele?
Eu acho que romantizo a maternidade kkk mas foi várias fases que eu aproveitei cada segundo assim, teve noites de cansaço, teve dias em que me cansei, dias em que falhei, ou dias em que chorei, mas foram dias pequenos e curtos. Na grande maioria foram dias dedicados a isso, ficar com ele no colo, cuidar dele, conforme ele foi crescendo, ele sempre foi muito apegado a mim, queria sempre meu colo, queria que eu ficasse muito com ele, e eu me dediquei totalmente para isso, aproveitar de fato esse momento, mais do que tudo. Tentando dar conta de tudo, e lembrando que esse tempo passa rápido, foi o melhor ano da minha vida, lembrando de tantas coisas que já vivi, essa foi a minha melhor experiência, foi muito especial.
Você teve rede de apoio durante esse primeiro ano?
Os primeiros 30 dias fiquei na casa dos meus pais, tive total rede de apoio, dos pais, irmãos, cunhadas. Também quando eu vim para casa, tinha minha sogra que mora ao lado, e sempre me dava um apoio quando precisava. Meus pais moram longe e minha sogra trabalha, então não tive uma rede de apoio super ampla, em dias de consulta era um pouco mais difícil, tinha que me virar sozinha, na hora do banho, em momentos mais específicos assim. Gostaria sim de ter uma rede maior de apoio, pois é algo que ajuda muito, se eu pudesse ficaria mais perto dos familiares, mas nesses dias em que estava sozinha, não foi por não quererem, mas porque realmente cada um tinha suas obrigações.
Qual momento mais marcou você no primeiro ano de vida do seu filho? Lembra de alguma memória que te marcou?
Olha, são tantos momentos e memórias. Eu acho principalmente as memórias de passar tempo de qualidade com meu filho, eu nunca fui uma pessoa que fiquei muito tempo parada, sempre fui muito ativa, então ter esses momentos de sentar no sofá com ele, fazer ele dormir, e ele ficar ali com a mãozinha ali sentindo, ter esse momento de mãe e filho, teve vários dias assim.
Quais os sentimentos que sentiu durante o primeiro ano da maternidade?
Muito amor, gratidão, cansaço, às vezes medo, acho que são as emoções mais recorrentes.
Como passou a enxergar as outras mães depois que se tornou mãe?
Com mais respeito, mais empatia. Você começa a ver as coisas semelhantes, apesar de ser um momento muito bom a maternidade,também tem seus desafios, então você vê o quanto as mães são guerreiras.
Em sua fase atual da maternidade, o que você tem vivido?
Agora é a fase da autonomia deles, mas que ao mesmo tempo exige muito de nós, pois a todo tempo precisa de mais cuidado e orientação. É também uma fase que temos mais retribuição, não que eu espero isso dele, mas é uma via de mão dupla, agora ele faz carinho, da beijinho, ao mesmo tempo que ele precisa de atenção e afeto, ele também demonstra da sua forma o carinho, o afeto dele. Tem sido uma fase muito gostosa e que tenho aproveitado cada momento.
Agradecimento
Agradecemos a participação de Thais Alduan, neste projeto, pois sabemos que com sua história contada aqui muitas mães iram se identificar com sua trajetória e conhecer mais sobre as experiências da maternidade.
A arte realizada inspirada na história de Thais foi “Cada momento é precioso”, nesta obra trouxemos os momentos de carinho, afeto e toque entre mãe e filho, refletindo os dias que temos no primeiro ano do nosso filho.
Entrevistada: Thais Alduan, moradora da cidade de Araucária - PR, 29 anos, casada, mãe do bebê Joaquim.
Entrevistas
Acesse as entrevistas e descubra mais sobre as experiências da maternidade
Um projeto cultural sobre arte e maternidade.
Entre em Contato:
© 2025. Criado e Desenvolvido por Olivi Design


