Mãe de Menina, um Milagre por toda a Vida.

Essa é a história de uma mãe, que entregou os seus dias e coração à maternidade desde a chegada de sua filha.

ENTREVISTAS

Parte 1 - Primeiros Cuidados e Experiências

Quantas gestações você teve? Quantos anos seus filhos têm hoje?

   Tive uma primeira gestação, denominada gravidez ectópica na qual foi interrompida de forma natural e tive um aborto expontâneo. Aí engravidei pela segunda vez de uma menininha, chamada Ana Beatriz, que hoje está com 16 anos.

Você lembra como foi a sua gestação? Como foi o sentimento de sentir que seria mãe?

   Eu desejava muito ser mãe, depois da primeira gestação não desenvolvida, eu tive algumas complicações e tive muita dificuldade para engravidar novamente. Minha princesa é um milagre palpável de Deus na minha vida.

   Depois de inúmeros testes negativos, um sentimento de ser agraciada pelo Senhor invadiu meu peito, meu sonho se realizava naquele momento que peguei o exame beta HCG e li claramente: Positivo (diferentemente da maioria hoje em que é quantitativo). Eu tinha a certeza que Deus completaria a sua boa obra em nós pais através daquela vidinha que estava sendo gerada ali em meu ventre.

   Tive uma gravidez muito tranquila, sem intercorrências…exceto no dia do parto, tomei 3 anestesias na espinha (2 rack e 1 peridural) pois não pegava a anestesia, mas depois da 3ª “tombada estava a leoa aqui”.

Como foi o primeiro ano de vida da sua filha? Sua relação com ela? Teve rede de apoio?

   Eu tinha uma rede de apoio abençoada, minha mãe e irmãs sempre presente me auxiliando em tudo, principalmente no puerpério. Sempre tive a oportunidade de acompanhar o desenvolvimento da Ana, optei em me dedicar integralmente a maternidade principalmente nos seus primeiros anos de vida. Eu não poderia deixar de ser a maior influência que ela poderia ter em sua formação moral. Construímos uma relação de confiança e a Aninha sempre foi muito apegada a mim. Acompanhei seus primeiros passinhos, o desfralde ainda que interrompido por uma intercorrência grave. Uma internação por uma infecção respiratória. Ali quase perdi o chão, menos a esperança e confiança em um Deus que estava apenas começando sua boa obra nela e aperfeiçoando a dele em nós.

Qual momento mais marcou você no primeiro ano de vida de sua filha? Lembra de alguma memória que te marcou? Ou o sentimento que sentia durante o primeiro ano sendo mãe?

   O primeiro aninho de vida dela imagino que foi como para qualquer outra criança. Cheio de desafios, desde a amamentação, rotina do sono, a IA e tantos outros…que trazem boas recordações e ao mesmo tempo um

sentimento de “Uffa, passei e venci”. Aninha sempre foi uma bebê alegre e tranquila. Sabíamos que nosso maior papel como pais era proporcionar um ambiente seguro e tranquilo para ela, e isso era facilmente alcançado através do nosso relacionamento como Marido e esposa. Era fácil nutrir seu emocional porque nós estávamos nos esforçando para estar com o nosso cheio de amor 🥹

   Poder ter celebrado seu primeiro aninho com certeza é o grande memorial de gratidão e louvor a Deus.

Como passou a enxergar as outras mães depois que se tornou mãe?

   Posso dizer que mudou a forma como eu enxergo a minha mãe em primeiro lugar. Tudo o que eu achava um “exagero” de zelo e cuidado da parte dela acho que hoje sou mais “exagerada” ainda. Aprendi que nunca podemos julgar uma mãe. Muitas vezes só uma mãe e Deus sabem exatamente o que estão passando e sentindo, o porquê estão agindo de tal forma.

Em sua fase atual da maternidade, o que você tem vivido?

   Atualmente sou mãe de uma preciosa adolescente que quer ser médica ou enfermeira (como segunda opção) e tem um coração obstinado por cumprir o Ide, ela sonha em ser uma missionária. Por isso até escolheu a área da saúde.

Parte 2 - Crescimento dos Filhos

Depois que sua filha cresceu, como foi os desafios do dia a dia com ele?

    A maternidade sempre terá seus desafios em todas as fases. O segredo está em como você se prepara e lida com eles. O princípio de tudo sempre será em buscar ao máximo desenvolver com eles um relacionamento de amor e confiança, desde a primeira infância. Cravar no coração deles princípios e valores bíblicos que contribuirão grandemente na sua formação moral.

Cite lembranças que teve com sua filha.

   São tantas, afinal sempre procurei priorizar tempo de qualidade com ela. Lembro de quando ela deu os primeiros passinhos, quando foi a escola pela primeira vez…foi aí que senti meu coração fora do peito, nossa primeira “separação”. Um dos momentos mais desafiadores foi quando ela adoeceu e precisou ir pra UTI. Só nós duas e Deus, passamos pelo vale mas o mais importante foi a forma como Deus se evidenciava pra nós

Se você pudesse voltar no tempo,e voltar em uma fase específica da vida da sua filha, qual época você voltaria?

   Com certeza voltaria para quando ela só dependia de mim ☺️. Todos os momentos foram curtidos com intensidade mas ainda tenho a Sensação que poderia ter aproveitado mais 🥹

Quais sentimentos você começou a ter depois que virou mãe?

   Um amor inexplicável que eu jamais poderia imaginar que existia. Ao mesmo tempo, um sentimento de temor diante da grande missão para qual fui comissionada por Deus. Maternidade é “morte”, é renúncia. Me sinto empoderada, com o verdadeiro e único empoderamento feminino que existe: o poder em ser mãe. “Pela fé, também, a própria Sara recebeu poder para ser mãe…”‭‭Hebreus‬ ‭11‬:‭11‬ ‭NVI‬‬

Como foi ver sua filha crescer? A fase da adolescência, escola. O que você sentiu com tudo isso?

   Ver ela crescer saudável, moralmente responsável e estar se tornando uma preciosa amiga de Jesus, é a minha maior recompensa. Já passamos a fase de disciplina, treinamento e estamos na terceira fase, que vai dos 13 aos 17 anos, fase de instrução. Ao contrário do que o “mundo” diz, a fase da rebeldia não precisa ser uma realidade no nosso lar. Tudo o que pudemos fazer nela e por ela nas fases anteriores, com a ajuda de Deus, nós fizemos, e hoje já temos colhido alguns frutos preciosos. Estreitar relacionamento, curtir cada “pequena conquista”, educar nos princípios de Deus e alcançar o coração dela ainda quando criança com certeza produziu os frutos do relacionamento que temos hoje.

    Nossa filha é uma benção, ainda precisa de instruções, mas já é capaz de tomar as melhores decisões. Ela está no terceiro ano do ensino médio, ano de vestibular…ano de conflito interior mas em tudo Deus tem um propósito. Ela escolheu a área da saúde. Ela tem um coração missionário, pelo segundo ano seguido nós entregamos ela ao senhor para que a use da forma como lhe agradar. Ela embarcará nos próximos dias para uma missão na Argentina pela segunda vez. Coração de mãe aqui jamais vai ficar tranquilo, mas ele segue confiante que Deus tem cuidado de todas as áreas da vida dela e não seria diferente principalmente quando é Ele mesmo que a chama.

Agradecimento

Agradecemos a participação da entrevistada neste projeto, pois sabemos que com sua história contada aqui muitas mães irão se identificar com sua trajetória e conhecer mais sobre as experiências da maternidade.

A arte realizada inspirada na história presente aqui foi “Minha Princesa está Crescendo”, nesta obra quisemos retratar o crescimento da filha, e como a mãe acompanha toda a jornada de sua filha descobrindo novos caminhos e sendo direcionada através da família.

Entrevistada: Moradora da cidade de Araucária - PR, 42 anos, casada, empresária e mãe de uma filha.

Entrevistas

Acesse as entrevistas e descubra mais sobre as experiências da maternidade