Desafios diários sendo Mãe de Primeira Viagem

Esse é o relato de primeiro ano da maternidade da mamãe Daiane Costa, ela conta como foi suas experiências cuidando do seu primeiro filho.

ENTREVISTAS

Parte 1 - Primeiros Cuidados e Experiências

Quantas gestações ou filhos você teve? Quais são os nomes deles e quantos anos eles tem hoje?

   Samuel, 1 ano e 6 meses

Você lembra como foi a sua gestação? Como foi o sentimento de sentir que seria mãe?

    Olha os primeiros meses foram bem ruins, muitos enjoos e o sentimento de medo e ansiedade, de como seria o parto, se ia doer, se ia ser rápido ou não.

Como foi o primeiro ano de vida do seu filho? Sua relação com ele? Teve rede de apoio?

   Não tive rede de apoio, somente eu e meu marido, mas graças a Deus conseguimos cuidar do bebê, minha relação com meu filho sempre foi amorosa e de muito cuidado, às vezes acredito que sou super preocupada e protetora, mas acho que é normal de toda mãe né rsrsrs.

Qual momento mais marcou você no primeiro ano de vida do seu filho? Lembra de alguma memória que te marcou?

   Para mim o mais incrível foi ser a primeira opção do meu bebê para tudo, ser a pessoa mais importante para ele💙. Ver que ele sempre me escolhe ao invés de outras pessoas, isso é uma sensação maravilhosa.

Como passou a enxergar as outras mães depois que se tornou mãe?

    Com mais empatia, e vontade de ajudar, pois agora sei sobre o que realmente cada mãe passa.

Em sua fase atual da maternidade, o que você tem vivido?

   Esta fase é bem desafiadora, pois o bebê faz umas birras, quer brincar com coisas perigosas, e isso é bem difícil, pois ele não entende ainda e a gente que tem que ter o cuidado em tudo, acaba sendo cansativo, mas também é muito gostoso ver ele aprendendo a fazer coisas novas, falando e fala bastante kkkk, e como ele se desenvolveu nesse tempo, como é inteligente é muito bom de ver.

Cite lembranças que teve com seu filho.

   A primeira vez que falou mamãe e os primeiros passinhos

Quais sentimentos você começou a ter depois que virou mãe?

   Acho que fiquei menos egoísta, mais serva, priorizo ele e não eu. Mas também um medo, do mundo em si que está muito ruim, dele ficar doente, e outra coisa também que tento não ficar me prendendo muito, mas acaba acontecendo é a comparação, tem que sempre estar se policiando nisso.

Como está sendo ver seu filho crescer?

   Maravilhoso, o Samuel veio para me tirar de um lugar de comodismo, e também um misto de sentimentos, aquele de querer dar conta de tudo, e ver que o tempo está passando muito rápido, os dias são longos, mas os anos são curtos.

Agradecimento

Agradecemos a participação de Daiane Costa, neste projeto, pois sabemos que com sua história contada aqui muitas mães irão se identificar com sua trajetória e conhecer mais sobre as experiências da maternidade.

A arte realizada inspirada na história de Daiane foi “Os primeiros passos” nesta obra trouxemos os momentos de aprender a andar do seu filho, momentos tão esperados pelos pais, que geram muita alegria e aprendizado.

Entrevistada: Daiane Costa, moradora da cidade de Araucária - PR, 32 anos, casada, mãe do bebê Samuel.

Entrevistas

Acesse as entrevistas e descubra mais sobre as experiências da maternidade